Passos confia que se conseguirá "plano credível para a Grécia" e decisões para evitar "efeito sistémico"

O primeiro-ministro afirmou hoje confiar que a cimeira europeia desta quarta-feira vai afastar a "incerteza", com um "plano credível para a Grécia" e decisões para proteger os restantes países da zona euro de um "efeito sistémico".
Publicado a
Atualizado a

"Tenho testemunhado o interesse e o compromisso de chefes de Estado e de Governo em retirar esta incerteza que tem pairado na Europa da nossa frente. Estou convencido que quarta-feira quando nos voltarmos a encontrar em Bruxelas teremos conseguido um plano credível para a Grécia", afirmou Pedro Passos Coelho, no Instituto de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), em Lisboa.

"E teremos, em simultâneo, tomado as decisões que são relevantes para proteger os países do euro de todo o efeito sistémico que tem vindo a ser gerado a partir da instabilidade grega", acrescentou o primeiro-ministro, numa intervenção na cerimónia de apresentação da associação Plataforma para o Crescimento Sustentável.

Passos Coelho reforçou que tem "a certeza" de que serão encontrados "mecanismos" a pensar nos "países que estão com mais dificuldades como é o caso de Portugal e da Irlanda" e em "outros países que têm vindo a ser afetados por esta incerteza".

"Encontraremos, portanto, condições para que eles tenham forma de ter uma banca recapitalizada que faça face a todas as dificuldades e ao mesmo tempo que possamos tomar as medidas adequadas para que os desequilíbrios que existem dentro da área euro possam ser corrigidos", concluiu.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt